domingo, 10 de maio de 2009

Tony Bennett


Tony Bennett é um dos mais importantes cantores norte americanos do século XX, tendo percorrido os mais diversos caminhos da música popular do seu país.
De nome verdadeiro Anthony Dominick Benedetto, o cantor Tony Bennett nasceu em 3 de Agosto de 1926, em Long Island, Nova Iorque. Nos primeiros anos de vida, começou a cantar aos fins-de-semana, ganhando dinheiro para ajudar ao sustento da sua mãe viúva. A sua actividade intensifica-se, mas a guerra vai interromper a sua carreira pois parte para a Europa ao serviço da Infantaria Norte Americana. Após o termo da guerra, Tony Bennett retoma a sua carreira e consegue o seu primeiro contrato para aparecer na televisão. Em seguida, Bob Hope convida-o a cantar no Paramount Theatre Show.

Com o início da década de 50, Tony Bennett efectua os seus primeiros registos discográficos. Em 1951, grava uma composição de Artur Hammerstein e Dudley Wilkinson chamada Because of You, posteriormente incluída no filme I was an american spy. O disco torna-se um enorme sucesso, ocupando durante oito semanas consecutivas o primeiro lugar do top norte-americano e ultrapassando o milhão de exemplares vendidos. No mesmo ano, o sucesso repete-se com Cold, cold heart uma criação de Hank Williams. Durante a década de 50, Tony Bennett alcança ainda muito sucesso com as gravações de Rags to Riches, Stranger in Paradise e In the Middle of an Island.

O auge da popularidade de Tony Bennett fora das fronteiras do seu país natal ocorreu em 1962, com o espectacular sucesso de I Left My Heart in San Francisco. Com a consolidação do rock, Tony Bennett foi realizando um progressivo afastamento da cena musical, mas depois de dez anos de silêncio, voltou em 1986 com o álbum The Art of Excellence, o 89.º para a sua editora de sempre.

Tony Bennett percorreu todos os domínios da música popular, do country ao jazz tendo editado um álbum de homenagem ao compositor Irving Berlin, intitulada Berlin.

Em 1990 editou Astoria: Portrait of the Artist e em 2003 Together Again(Bill Evans)

Nenhum comentário:

Postar um comentário