domingo, 10 de maio de 2009

Miles Davis


Miles Davis nasceu em 26 de Maio de 1926, em Alton, Lilinois. Começou a tocar trompete aos treze anos, e um ano mais tarde já tinha obtido um cartão do Sindicato dos Músicos de East St. Louis. Aos dezasseis anos, constitui o seu primeiro agrupamento, os Blue Devils, e conhece dois músicos que viriam a influenciá-lo grandemente: Dizzy Gillespie e Charlie Parker. Com o quinteto deste último, Miles efectua os seus primeiros registos em disco em 1945.

Em 1948, forma o seu próprio agrupamento, efectuando algumas gravações com arranjos de Gil Evans e Gerry Mulligan. Durante a década de 50, grava diversos discos, dos quais são de destacar álbuns como Porgy and Bess, Sketches of Spain, Miles Ahead e Kind of Blue. Com a mudança de década, opera alterações na formação do seu conjunto, iniciando um percurso de aproximação do jazz ao rock, consolidado em álbuns como Miles Smiles, Sorcerer, Nefertiti, Miles in the Sky, In a Silent Way ou Bitches Brew. Entre os músicos que actuam ao lado de Miles Davis contam-se Tony Williams, Wayne Shorter, Keith Jarrett, John McLaughlin, Billy Cobham e Chick Corea.

Ao longo da década de 70, Miles edita álbuns como On the Corner, Big Fun e Get it Up, antes de um afastamento, de alguns anos, da cena musical. O regresso assinala-se na década de 80, primeiro com The Man With the Horn, depois com Start People, Decoy e You´re Under Arrest.

Miles Davis faleceu a 28 de Setembro de 1991 de AVC, pneumonia e insuficiência respiratória. Em Santa Mônica, Califórnia com 65 anos. Ele foi enterrado no Woodlawn Cemetery, no Bronx, Nova Iorque.

Miles Davis foi um dos mais importantes músicos contemporâneos, responsável por algumas das mais bem sucedidas experiências de aproximação do Jazz ao Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário