sexta-feira, 29 de maio de 2009

Lloyd Cole and The Commotions


Quando Lloyd Cole conheceu Blair Cowan em Julho de 1983 por ocasião de um concerto dos Ramones em Glasgow, Escócia, deu-se a génese de uma das mais promissoras bandas da década de 80.
A formação definitiva dos Commotions surge em Janeiro do ano seguinte e as suas actuações locais assim como as suas primeiras gravações valem-lhes um contrato com a Polydor.
O seu primeiro single “Perfect Skin” lançado 6 meses depois, unanimemente elogiado pela critica e simultaneamente bem recebido pelo público, serve de apresentação ao seu álbum de estreia “Rattlesnakes” que tem idêntica recepção, subindo à 45.ª posição no top de vendas britânico. Uma bem sucedida tournée europeia para promoção de “Rattlesnakes” foi o trampolim para o lançamento, nos finais de 1985, de “Easy Pieces”, o segundo álbum, antecedido pelo single “Brand New Friend”, ambos com êxitos assinaláveis, confirmando assim as expectativas criadas com o trabalho anterior. Curiosamente, os discos de ouro e platina conquistados são doados por Cole ao café que habitualmente frequentava, onde são utilizados como bandejas.
1986 é dedicado quase exclusivamente aos espectáculos ao vivo, consequência o crescente sucesso da banda. Em Outubro do ano seguinte é editado “My Bag”, primeiro single do novo álbum “Mainstream” e Cowan abandona o grupo pacificamente.
“Mainstream” é a confirmação da banda como uma das revelações da década, sendo disco de ouro antes mesmo de ser posto à venda e chegando ao segundo lugar do top britânico. Posteriormente, mais dois singles são extraídos de “Mainstream”: “Jennifer, she said” e “From the hip”. Finalmente, e ainda em 1988, confirmando uma declaração sua por ocasião do lançamento de “Easy Pieces” – “Quando começamos, eu pensava que faríamos dois álbuns e depois acabávamos. Agora penso que vamos fazer três.” – L. Cole desfez os Commotions, deixou a Inglaterra e foi viver para Nova Iorque, terminando assim abruptamente com a carreira coroada de sucesso desta excelente banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário