sexta-feira, 29 de maio de 2009

Abba


Os Abba foram um quarteto de origem sueca constituído pelo pianista Benny Anderson (nascido a 16 de Dezembro de 1946, em Estocolmo), pelo guitarrista Bjorn Ulvaeus (nascido a 25 de Abril de 1945, em Gothenberg) e pelas vocalistas Agnetha Faltskog (que nasceu a 5 de Abril de 1959, em Jonkopping) e Anni-Frid Lyngstad (mais conhecida por Frida, que é norueguesa, tendo nascido a 15 de Novembro de 1945, em Narvik).
O agrupamento actuou pela primeira vez em 1970, num restaurante de Gothenberg. Antes da sua reunião, os elementos masculinos dos Abba formaram diversos conjuntos, e as interpretes femininas seguiam carreiras a solo. Os quatro Abba tornaram-se dois casais, formados por Benny e Frida e por Bjorn e Agnetha. Em 1978, Agnetha e Bjorn anunciaram o seu divórcio e, 3 anos depois, Frida e Benny tomaram a mesma decisão. A separação oficial dos quatro ocorreu em 1982.
O primeiro single do quarteto é editado na Suécia em 1972, com o título “People need love”. No ano seguinte, os Abba entram no concurso de selecção para o tema musical sueco a ir ao Festival da Eurovisão, mas ficam em terceiro lugar. O tema concorrente “Ring Ring”, torna-se contudo um enorme sucesso, atingindo o lugar cimeiro nos tops dos países escandinavos e, na versão cantada em inglês, da Áustria, da Holanda, da Bélgica e da África do Sul.
Em 1974, o grupo consegue ir ao Festival da Eurovisão e torna-se o seu vencedor com o tema “Waterloo”. O sucesso de “Waterloo” é imediato em toda a Europa e, também, nos Estados Unidos da América.
A partir dessa altura a popularidade dos Abba é sempre crescente, sucedendo-se os singles e os álbuns nos primeiros lugares dos charts mundiais. “Mamma Mia”, “Fernando”, “Dancing Queen” (o maior sucesso em single do conjunto), “Knowing Me, Knowing You”, “Take a Chance on Me”, “Chiquitita”, “Does your mother know?”, “Gimme, gimme, gimme”, “I have a dream” e “The winner takes it all”, são alguns dos temas musicais assinados pelos Abba que dominam os tops de todo o mundo entre 1975 e 1982. No auge da sua popularidade, os Abba tornam-se a principal exportação sueca, ultrapassando a fábrica de automóveis Volvo.
Depois da separação dos Abba, foi publicada a antologia “The Single: the first tem years”. As intérpretes femininas seguiram carreiras a solo, enquanto Benny e Bjorn continuaram a trabalhar juntos, sendo por exemplo autores da peça musical “Chess”.
No final de 1982, após o sucesso de uma homenagem prestada pelos Erasure aos Abba, é editada a colectânea “Gold – Greatest Hits”, que reúne 19 temas musicais de grande sucesso dos Abba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário