quinta-feira, 28 de maio de 2009

Paul Young


Paul Young nasceu a 17 de Janeiro de 1956, em Luton, Inglaterra. Com o apoio dos seus pais aprendeu a tocar piano na escola, começando aos 14 anos com lições de baixo.
Depois de passar por alguns conjuntos da sua área de residência, Paul Young forma aos 21 anos de idade, os Streetband. Este agrupamento edita dois álbuns e alguns singles e dissolve-se em 1979. Com ex-membros dos Streetband, Young entra então para os Q Tips, aí permanecendo até 1982. No final desse ano, Paul Young assina o seu primeiro contrato a solo e lança um single intitulado Iron Out the Rough Spots. Nos primeiros meses de 1983, lança uma versão do tema “Love of the Common People” e reúne alguns músicos para o acompanharem, sob o nome de Royal Family. Em Julho de 1983, um single com a versão do tema de Marvin Gaye, “Wherever I Lay My Hat”, atinge o primeiro lugar do top britânico e Paul Young torna-se um dos interpretes com Maios popularidade do seu país. O seu primeiro álbum, “No Parlez”, aparece entretanto à venda, e um novo single “Love will tear us apart” atinge o lugar cimeiro das listas de vendas. Com igual sucesso para os singles “Come banck and stay” e “Love of the common people” (este uma reedição), a carreira de Paul Young consolida-se com a aceitação do álbum e da crítica. Em Abril de 1985, é publicado o segundo álbum “The Secret of Association”, do qual são extraídos singles de sucesso como “Every Time you go away” e “Tomb of Memories”.
Participa no Live Aid em 1985 e no concerto Prince’s Trust em Junho do ano seguinte.
“Between the fires” o terceiro álbum de Paul Young, é publicado no final de 1986, antecedendo um longo período de silêncio para o interprete, que apenas regressa, em meados de 1990, com o álbum “Other voices”. “Softly Whispering I Love You” é o primeiro single extraído deste álbum, e dele faz parte uma versão de “Calling You”, o tema musical do filme “Café Bagdad”.
Paul Young editou ainda:
From Time To Time - The Singles Collection
The Crossing (1993)
Reflections (1994)
Paul Young (1997)
Come Back And Stay - Best Of…
Rock Swings – On The Wild Side Of Swing (2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário