quinta-feira, 28 de maio de 2009

Aztec Camera


Exactamente em Janeiro de 1980, em escocês que se revelaria tão teimoso como talentoso, fundava os Aztec Camera. Chamava-se Roddy Frame e os Camera gravitariam sempre à volta das suas visões muito especiais e da sua qualidade de composição.

A característica inovadora que os Aztec Camera imprimiam ao seu rock melódico espalha rapidamente a notícia de que há sensação em Glasgow e uma jovem editora independente da Escócia (Postcard) resolve-se pela edição em 1981 do single “Just like gold” e “Matress of Wire”que foi bem alto nas indie-charts.

A Rough Trade retoma o trabalho da Postcard e assina o grupo que em 1982 dá o tiro certo com “Pillar to post”, tornando-se numa das confirmações da jovem música escocesa.

O single “Oblivious” aumenta a já enorme expectativa que rodeava o LP estreia, que teria o genérico “Highy land, hard rain” e que deixaria toda a gente satisfeita excepto os próprios músicos.

Visitam os Estados Unidos com Elvis Costello, arrancam um contrato na WEA (que para começar reedita “Oblivious”), enquanto Frame se apressa a escrever novo material para evitar a “pilhagem” americana do back-cataloque. “All I need is Everything” precede o álbum “Knife”, produzido por Mark Knopfler, que proporciona uma enorme tournée mundial.

“Love” (87) terá um êxito surpreendente um ano depois de editado, empurrado pela carreira do single “Somewhere in my heart”.

O regresso dos Camera, ou melhor Roddy Frame, dá-se já em 90 com o LP “Stray”, onde regressaram aos estúdios ingleses.

Os Aztec Camera editaram ainda "Dreamland" em 93 e "Frestonia" em 95.

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