sexta-feira, 29 de maio de 2009
Jeff Beck
Jeff Beck nasceu em 24 de Junho de 1944, em Surrey na Grã-Bretanha. Aos oito anos começou a aprender piano, mas cedo desistiu, atraído pela guitarra eléctrica. Aos treze anos construiu a sua primeira guitarra.
Influenciado por guitarristas ligados aos pioneiros do rock, como Cliff Gallup (que acompanhava Gene Vicent) e James Burton, Jeff Beck ingressou, aos quinze anos, no grupo Deltones. Em 1963, entrou para os Tridents, com quem efectuou as suas primeiras gravações em disco. Em meados dos anos 60, conheceu Jimmy Page, futuro guitarrista dos Led Zeppelin, e ambos fizeram parte dos Yardbirds, após a saída de Eric Clapton daquele marcante conjunto musical britânico. A reputação de Jeff Beck cresce nos Yardbirds, sendo importante o seu contributo para o sucesso de temas como “Heart Full of Soul” e “Evil Hearted You”. No final de 1966, Beck abandona os Yardbirds e, após o sucesso de dois singles a solo (“Hi Ho Silver Linnig, tema musical com a sua voz, e “Love is Blue”tema instrumental), forma o Jeff Beck Group, com Rod Stewart nas vocalizações e Ron Wood na viola-baixo. O grupo edita os álbuns “Truth” em 1968 e “Beck-Ola”, em 69, mas a saída de Stewart e Wood para os Faces apressa o seu desmembramento. Com outras formações, Beck ainda tenta reorganizar o grupo, mas em 1972, junta-se ao viola-baixo Tim Bogert e o baterista Carmine Appice para formar o trio Beck, Bogart and Appice, que apenas edita um álbum.
Enveredando por uma carreira a solo, Beck percorre caminhos musicais entre o jazz e o rock, juntando-se ocasionalmente a outros grupos.
“Blow by Blow” de 75 e “Wired” do ano seguinte, trazem-lhe o sucesso a solo. Depois de um período de muitas e diversificadas experiências musicais, Beck regressa, em 1985, com um álbum a solo intitulado “Flash”, no qual Rod Stewart participa como vocalista. Em 1989, integra o projecto Jeff Beck’s Guitar Shop, com o pianista Tony Hymas e o baterista Terry Bozzio, lançando um álbum. O final de 1991 vê aparecer uma colectânea em três CDs que faz a retrospectiva da sua carreira, desde os Tridents à Jeff Beck´s Guitar Shop.
Os seus últimos lançamentos são: Frankie's House (1992), Crazy Legs (1993), Who Else! (1999), You Had It Coming (2001), Jeff (2003), Tyx, The King (2006)
Ele continua esporadicamente a gravar e lançar os seus discos. Nos seus últimos três discos ele fez um trabalho com música electrónica. Uma curiosidade a respeito de Jeff Beck é sua paixão pelos Hot Rods, carros antigos totalmente envenenados. O próprio Beck é um habilidoso mecânico e restaurador, chegando a ser elogiado por grandes nomes deste meio, pelos seus trabalhos com os carros.
Diferente dos guitarristas normais, Jeff toca na maioria das vezes sem o uso da palheta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário