quinta-feira, 28 de maio de 2009
New Order
As origens deste grupo inglês são bem conhecidas e remontam aos velhos tempos da música punk, algures durante 1977, quando Ian Curtis, Bernard Sumner Peter Hook e Steve Morris, inspirados por grupos como Sex Pistols, decidem formar os Joy Division. O resto é história. Uma história que infelizmente não durou muito, sendo tragicamente interrompida em 1980, quando Ian Curtis, o vocalista da banda, foi encontrado morto em sua casa.
Pouca gente esperava que o resto do grupo ultrapassasse a crise, mas os 3 elementos restantes assumem a herança deixada em aberto e mudam o nome para New Order, contratando um teclista (Gillian) e confiando o trabalho vocal a Bernard Sumner.
Entretanto, no inicio de 1981, os New Order editam o seu primeito single “Cerimony”na mesma editora independente (Factory Records), dos Joy Division. Aliás toda a carreira dos New Order foi administrada pela célebre editora de Manchester, de tal forma que o grupo nunca perdeu o seu estatuto independente. Adquiriu, isso sim, um culto excepcional, baseando-se me atitudes irreverentes como por exemplo recusar ir ao Top of the Pops fazer play back, e raramente dar entrevistas. A imprensa também não os poupou: o 1.º álbum “Movement”foi totalmente crucificado pela critica, mas a coisas viriam a compor-se. O ano seguinte (1982) seria o ponto de viragem com a edição do primeiro de uma fabulosa série de temas de dança: “Temptation”.
No ano seguinte surgiu o clássico “Blue Monday”e a banda adquiriu definitivamente um novo estatuto. A dance music inglesa nunca mais seria a mesma. Depois com 5 álbuns editados e muitos singles, os New Order encetaram alguns projectos a solo (Electronic, Revenge, The Other Two).
Afinal trata-se do grupo pop inglês mais influente dos anos 80.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário